“A gestação não é um obstáculo para a alta liderança”, diz diretor de RH do Banco Bradesco

Confira uma entrevista exclusiva com Juliano Ribeiro sobre as oportunidades de trabalho das mulheres na empresa

Ao longo de mais de 15 anos, Juliano Ribeiro Marcílio conquistou posições de destaque em companhias financeiras e de análise de crédito de todo o país. Na Organização Bradesco, desde 2016, o executivo responde, atualmente, pela diretoria de Recursos Humanos, tendo atuado anteriormente como diretor de RH da Bradesco Seguros, maior seguradora da América Latina nos segmentos automotivo, residencial, de saúde, vida, capitalização e previdência. A seguir, confira uma entrevista exclusiva com Juliano sobre as oportunidades de trabalho das mulheres na empresa – vale destacar que a companhia fica em Alphaville e está na lista GPTW das melhores para trabalhar da região, publicada anualmente pela VERO.

Quantas profissionais que são mães trabalham na empresa?

São 22.036 funcionárias com filhos, tutelados ou enteados.

O Bradesco conta com programas e benefícios voltados às mães (e pais também)?

Nós temos várias iniciativas, como o Programa de Apoio a Maternidade e Paternidade, com apoio de psicólogos e assistentes sociais no retorno de licenças maternidade e paternidade; o Programa Gestação Saudável, que acompanha o desenvolvimento da gestação até o pós-parto, contemplando funcionárias, esposas de funcionários e dependentes; além de salas estruturadas para extração do leite materno e armazenamento; do auxílio creche-babá, disponibilizado para 100% dos funcionários elegíveis, com filhos de até 71 meses; e, por fim, a continuidade de carreira, inclusive, até com promoção em seus retornos. Mães e pais com filhos adotivos contam com as mesmas iniciativas.

É percebido no mercado uma adesão de empresas em estender a licença-paternidade além da permitida por lei. Qual período de licença vocês oferecem?

Os pais, além do período estabelecido em lei, podem optar pela licença estendida de 15 dias, totalizando 20 dias de licença remunerada. As medidas parentais também são extensíveis a casais homoafetivos.

Pesquisas expuseram a sobrecarga de trabalho entre as mulheres durante a pandemia e, especialmente, entre as que são mães, revelando que ainda em nossa sociedade o combo “cuidar de filhos e da casa” é ainda atribuído às mulheres. Como vocês estão lidando com isso?

Sem dúvida, o trabalho remoto revelou algumas situações e desafios que exigiram adaptações, flexibilidade e sensibilidade por parte das empresas. No Bradesco, é intensificado o  Programa de Bem-Estar Viva Bem que, além de proporcionar todas as orientações sobre cuidados e prevenção em relação ao coronavírus, oferece suporte psicológico, social, apoio emocional e jurídico para mães, pais e todos os funcionários. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias.

Nos últimos anos as mulheres têm compartilhado nas redes sociais histórias de como foram contratadas ou promovidas durante a gestação. Como vocês veem esse movimento?

Para a organização Bradesco, a maternidade e carreira são perfeitamente conciliáveis. A gestação não é um obstáculo, inclusive para alcançar posições de alta liderança. Estamos falando de potencial e competências que elevam a organização a manter-se competitiva.

 


 

A VERO é Parceira do GPTW e publica anualmente a lista das melhores empresas para trabalhar de Barueri e região

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Promoção do Dia das Mães do Shopping Tamboré sorteia Jeep Renegade para clientes VIVA!

Cadastre suas notas de compras no aplicativo do shopping, na aba do Programa...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *