A visão de humanização e qualidade de vida

A promoção da saúde preventiva colabora para o bem-estar de toda a sociedade

A criança de ontem é o adulto de hoje e o avô ou avó de amanhã. A qualidade de vida que as pessoas terão quando avós depende não só dos riscos e oportunidades que experimentam durante a vida, mas também da maneira como as gerações posteriores irão oferecer ajuda e apoio mútuos, quando necessário.
 
Com essa missão, o Instituto Marisa Lima, localizado em Alphaville, promove oficinas de memórias, proporcionando principalmente momentos descontraídos, terapêuticos e felizes para os idosos.
 
A percepção do mundo, para os seres humanos, se dá por meio dos sentidos sensoriais: audição, tato, paladar, olfato e visão. A união e o estímulo destes facilitam o aprendizado e a percepção do indivíduo. Com pessoas idosas, esse processo não é diferente, e o declínio ou alterações na função sensorial pode levar a déficits cognitivos que prejudicam a qualidade de vida desse segmento populacional.
 
Diante do exposto, a aplicação de atividades práticas de caráter lúdico para estimular os cinco sentidos tem o intuito de exercitar a função neural de pessoas idosas. Esta oficina terapêutica proposta pelo Instituto Marisa Lima consiste em um relato de experiência sobre atividade lúdica realizada com idosos em uma oficina de memória.
 
O objetivo a ser alcançado é que o estímulo de cada sentido possibilite o resgate de memórias e experiências vivenciadas no cotidiano, incentivando a recordação de imagens, a ressignificação dos sentidos , sons, e ainda facilitando a interpretação do cérebro no processo cognitivo.
 
Conclui-se que trabalhar com os sentidos sensoriais é uma estratégia para estimular a memória de pessoas idosas, pois propicia lembranças e recordações vividas, contribui para a capacidade de raciocínio, atenção e percepção, além de melhorar o processo de aprendizagem.
 
@institutomarisalima
 
Al. Grajau, 614, Alphaville | (11) 4118-0747 | (11) 97710-6298 (WhatsApp) | institutomarisalima.com.br
Compartilhe
Leia mais de relacionamento@vero.com.br

Para todos os gostos

Muitas vezes é difícil escolher um lugar para almoçar que agrade a...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *