Desenvolvimento da primeira infância vira política pública em Barueri

A Prefeitura está investindo nessa fase e inserindo diversas ações que priorizam o tema. Confira!

O bom desenvolvimento na primeira infância é essencial para garantir um futuro cheio de sucesso. Pensando nisso, a Prefeitura de Barueri está investindo ainda mais nesta fase: “Não é uma aposta, é um investimento seguro com retorno garantido. Um retorno no futuro, considerando as definições da primeira infância”, disse a Prefeitura. Nessa fase importantíssima – que vai até os seis anos – são desenvolvidas a sociabilidade e as capacidades cognitivas do indivíduo. Se a criança recebe os estímulos necessários nos seus primeiros anos de vida, aumenta a probabilidade de ela se tornar um adulto equilibrado, produtivo e realizado. Como este futuro está diretamente ligado a esta etapa, a Prefeitura adotou o desenvolvimento da primeira infância como política pública.

Ações da Prefeitura

Para fazer isso dar certo, desde 2017 a Secretaria de Educação vem promovendo ações que priorizam este tema. Formação de educadores com uma neurocientista foi uma das práticas adotadas, além dos gestores educacionais que foram até a Universidade de Harvard para participar de um curso sobre o desenvolvimento infantil. Também passaram a ministrar palestras e cartilhas explicativas para os profissionais que atuam nas creches do município e para os familiares dos pequeninos alunos

Já está em funcionamento, desde o começo do ano, o Centro de Referência Pela Primeira Infância, no Engenho Novo. Por lá, os pais e seus filhos mergulham num mundo de brincadeiras que desenvolvem o cérebro. O processo faz com que a criança ganhe confiança, aprendizado e raciocínio através da leitura, da convivência e de muitas descobertas. O futuro está garantido!

Compartilhe
Leia mais de Gabriella Butieri

Feira de Adoção de cães e gatos acontece em alphaville neste sábado (25)

O evento será no Shopping Tamboré e tem parceria com a S.O.S...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *