logo-vero
0%
Carregando...

EMDR, psicoterapia, educação e equilíbrio

Saiba como a EMDR pode ajudar seus filhos a terem mais equilíbrio na vida acadêmica
|
vero

Por Shaiana Lick

Uma das fases mais intensas e importantes da nossa vida é o período escolar, que se inicia na primeira infância e, na maioria dos casos, estende-se até a faculdade.

É no ambiente escolar que aprendemos a nos relacionar em sociedade, criamos laços afetivos e também desenvolvemos a cognição. Por outro lado, é também no ambiente escolar que muitas inseguranças, dificuldade de relacionamento, dificuldade de regulação emocional e baixa autoestima surgem.

Essas inseguranças, baixa autoestima e até mesmo traumas podem ser fruto da interação disfuncional com colegas, professores ou com família. Ou ainda, podem ser fruto de um baixo desempenho acadêmico ou por não atingir a expectativa da família ou da escola.

Segundo Aramis Lopes Neto (2205), a escola é de grande significância para as crianças e adolescentes, e os que não gostam dela têm maior probabilidade de apresentar desempenhos insatisfatórios, comprometimentos físicos ou para a saúde mental.

Sabendo da importância da saúde mental, a terapia e a abordagem EMDR podem ser grandes aliadas dos pais, estudantes e, inclusive, das escolas no processo de aprendizagem, socialização e para um bom desempenho acadêmico. Através do acompanhamento psicológico, questões relacionadas ao bullying, comportamentos disfuncionais entre colegas ou o baixo desempenho por causa de crenças negativas, podem ser melhoradas, trazendo mais qualidade de vida para as crianças, adolescentes e suas famílias.

Pensamentos como “não sou bom o suficiente”, “não sou inteligente” ou ainda “não sou capaz”, são as chamadas “crenças negativas” e podem atrapalhar o desempenho escolar, mesmo que a criança ou adolescente consiga acompanhar o conteúdo e não apresente nenhuma disfunção cognitiva. Neste ponto, é a saúde mental e emocional que precisa de atenção.

Estudos apontam uma relação direta entre relacionamentos interpessoais positivos e desenvolvimento acadêmico. Crianças e adolescentes que percebem apoio têm maiores possibilidades de alcançar um melhor nível de aprendizado e regulação emocional diante de situações difíceis.

Neste cenário, a terapia, a psicoeducação e o reprocessamento de crenças negativas através da abordagem EMDR podem ser grandes aliadas para que as crianças e adolescentes se desenvolvam e consigam aprender de forma mais tranquila e efetiva e, para que os pais e professores desenvolvam-se e consigam auxiliá-los nesta jornada.


Shaiana Lick (CRP 06/138397) é psicóloga, pós-graduada em gestão de pessoas pela FIA e terapeuta EMDR pela Tapia Counseling (Consultor aprovado pela EMDRIA, USA). É membro da Associação Brasileira de EMDR, do Programa Ajuda Humanitária Psicológica – Brasil e do Projeto Social “Voa Borboleta” | Av. Sagitário, 138, sl 2213, Torre City, (11) 93310-4321, @shaianalick.emdr | shaianalick.com

VR_303_CAPA
NOTAS STORIES
Centro Comercial Alphaville cele...
Cópia de LISTA CARNES (1)
Lugares para comer comida france...
Capa
Braz Trattoria lança novidades p...
TEMPLATE NOTAS  (25)
Quem abandonar animais poderá pe...
TEMPLATE NOTAS  (26)
Novo restaurante chega a Alphavi...
TEMPLATE NOTAS  (27)
Barueri ganha 2ª Vara do Juizado...
Cópia de LISTA HOTÉIS  (1)
Lista de Dojos em Alphaville
Equipe__2_
Amplie e melhore sua presença di...
Danilo Gentili, Rodrigo Sant'anna e Igor Guimarães se apresentam em Barueri
Programação cheia de humor por a...
LISTA CARNES
Lugares para comer uma boa carne...