EMDR, psicoterapia, educação e equilíbrio

Saiba como a EMDR pode ajudar seus filhos a terem mais equilíbrio na vida acadêmica
|
vero

Por Shaiana Lick

Uma das fases mais intensas e importantes da nossa vida é o período escolar, que se inicia na primeira infância e, na maioria dos casos, estende-se até a faculdade.

É no ambiente escolar que aprendemos a nos relacionar em sociedade, criamos laços afetivos e também desenvolvemos a cognição. Por outro lado, é também no ambiente escolar que muitas inseguranças, dificuldade de relacionamento, dificuldade de regulação emocional e baixa autoestima surgem.

Essas inseguranças, baixa autoestima e até mesmo traumas podem ser fruto da interação disfuncional com colegas, professores ou com família. Ou ainda, podem ser fruto de um baixo desempenho acadêmico ou por não atingir a expectativa da família ou da escola.

Segundo Aramis Lopes Neto (2205), a escola é de grande significância para as crianças e adolescentes, e os que não gostam dela têm maior probabilidade de apresentar desempenhos insatisfatórios, comprometimentos físicos ou para a saúde mental.

Sabendo da importância da saúde mental, a terapia e a abordagem EMDR podem ser grandes aliadas dos pais, estudantes e, inclusive, das escolas no processo de aprendizagem, socialização e para um bom desempenho acadêmico. Através do acompanhamento psicológico, questões relacionadas ao bullying, comportamentos disfuncionais entre colegas ou o baixo desempenho por causa de crenças negativas, podem ser melhoradas, trazendo mais qualidade de vida para as crianças, adolescentes e suas famílias.

Pensamentos como “não sou bom o suficiente”, “não sou inteligente” ou ainda “não sou capaz”, são as chamadas “crenças negativas” e podem atrapalhar o desempenho escolar, mesmo que a criança ou adolescente consiga acompanhar o conteúdo e não apresente nenhuma disfunção cognitiva. Neste ponto, é a saúde mental e emocional que precisa de atenção.

Estudos apontam uma relação direta entre relacionamentos interpessoais positivos e desenvolvimento acadêmico. Crianças e adolescentes que percebem apoio têm maiores possibilidades de alcançar um melhor nível de aprendizado e regulação emocional diante de situações difíceis.

Neste cenário, a terapia, a psicoeducação e o reprocessamento de crenças negativas através da abordagem EMDR podem ser grandes aliadas para que as crianças e adolescentes se desenvolvam e consigam aprender de forma mais tranquila e efetiva e, para que os pais e professores desenvolvam-se e consigam auxiliá-los nesta jornada.


Shaiana Lick (CRP 06/138397) é psicóloga, pós-graduada em gestão de pessoas pela FIA e terapeuta EMDR pela Tapia Counseling (Consultor aprovado pela EMDRIA, USA). É membro da Associação Brasileira de EMDR, do Programa Ajuda Humanitária Psicológica – Brasil e do Projeto Social “Voa Borboleta” | Av. Sagitário, 138, sl 2213, Torre City, (11) 93310-4321, @shaianalick.emdr | shaianalick.com

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}