Felipe Katz: "Para que serve a consultoria preventiva?"

Confira um conjunto de medidas que visa evitar ou amenizar problemas jurídicos
|
vero

O ambiente negocial brasileiro é conhecido por seus desafios. Entraves burocráticos, multas, prazos, processos administrativos e processos judiciais estão no cardápio diário de empresas e das pessoas físicas que realizam negócios.

Podemos chamar de jurídico preventivo um conjunto de medidas que tem por objetivo prever, evitar ou amenizar potenciais demandas judiciais, multas e procedimentos administrativos.

A consultoria busca analisar a operação e delinear seus objetivos, seus participantes, os direitos e deveres de cada uma das partes. Também é importante realizar um levantamento dos documentos existentes e avaliar a necessidade de atualização ou alteração deles para adequação à realidade e necessidades da operação ou negócio.

Ter bons contratos

Tenha bons contratos com fornecedores, clientes, colaboradores e prestadores de serviços. Os contratos fazem lei entre as partes, portanto, eles devem estar bem redigidos e adequados à realidade de cada um. A complexidade exagerada nos documentos raramente ajuda a evitar conflitos.

Flexibilidade

Como dito, os contratos funcionam como lei, porém, imprevistos acontecem. Por isso, é muito importante haver flexibilidade, principalmente em situações que fogem do normal, como o exemplo atual do coronavírus. Não se trata de flexibilizar indiscriminadamente, mas vale a pena analisar cada situação específica e individualmente. Levar em consideração o histórico com aquela parte e o quanto ela é importante para o bom funcionamento do seu negócio. Ser flexível ajuda a prevenir litígios, além de criar relações melhores e mais lucrativas.

Transparência

Prezar pela prevenção de litígios exige adotar transparência na condução dos negócios sendo imperativo documentar e arquivar as decisões e comunicações entre as partes envolvidas. Uma pessoa ou um negócio conhecido por suas ações transparentes costuma ser bem-visto no mercado e, dessa maneira, sua reputação e valor crescem consideravelmente.

Portanto, como visto nesse breve resumo, a prevenção de litígios não é algo difícil de colocar em prática, mas demanda atenção, preparo e acompanhamento profissional especializado que entenda e auxilie na aplicação de boas práticas empresariais e jurídicas.

Katz Advogados – Al. Rio Negro, 1084, 14º andar, sls 146/147, (11) 3663-5045, katzadvogados.com.br | @katzadvogados

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}