Helio Contador: “Como nosso cérebro é manipulado nas eleições”

Confira algumas técnicas que foram utilizadas pelos candidatos à presidência da República e que cativaram seus eleitores

Passado o vendaval das eleições, fica um pouco mais claro entendermos como nosso cérebro é manipulado pelos especialistas em Neurociência que assessoram os candidatos que concorreram às eleições.

Já tive oportunidade de falar sobre diversos gatilhos mentais em artigos anteriores, usados principalmente no mundo corporativo e também no marketing do dia a dia, mas hoje gostaria de ressaltar algumas técnicas que foram utilizadas pelos candidatos à presidência da República e que cativaram seus respectivos eleitores.

Antes de mais nada, vale lembrar que nosso estágio evolutivo atual, como seres humanos, nos qualifica ainda com uma predominância instintiva e emocional, focados na autopreservação e na preservação da espécie.

Medo 

Atentos aos perigos que possam atingir nossa sobrevivência, o medo (ou ameaça) é um dos aspectos que foi muito usado pelos candidatos finalistas. Um dizendo que a cesta básica será extinta se votarem no outro candidato, ou seja, você e sua família vão passar fome. O outro então, ressaltando que a insegurança está tão grande que você ou alguém da sua família vai ser assaltado ou tomar um tiro se não colocarmos a polícia com mais armamento, pois os bandidos estão muito à vontade nas ruas (fato)!

Compromisso e coerência

Outro aspecto usado foi o gatilho mental chamado de compromisso e coerência. Os candidatos prometem coisas que vão facilitar sua vida e pedem em troca o compromisso do seu voto. Uma vez aceito, nosso cérebro vai fazer de tudo para mantê-lo, já que foi treinado para cumprir aquilo que foi prometido, mostrando assim uma forma coerente de comportamento perante a sociedade. Mesmo que depois percebamos que não fizemos a melhor escolha, fica difícil reconhecermos e voltarmos atrás numa decisão tomada.

Gamificação

Foi muito usado também o modelo de gamificação, onde os partidos instituíram uma grande competição, um jogo voraz tipo uma final entre Palmeiras e Corinthians, Fla-Flu ou Grenal. Virou uma batalha campal – é vida ou morte! Com isso, ou você está do meu lado ou então é meu inimigo mortal.

Paixão e ódio

Sentimentos de paixão e ódio foram mostrados o tempo todo nas propagandas eleitorais, pois se trata de um gatilho emocional muito forte. Quando nos apaixonamos por algo ou alguém, esse sentimento passa a dominar nosso sistema límbico quase que por completo, inibindo qualquer atuação racional. Isso significa que só vemos as coisas positivas daquele que ganhou nossa paixão, ignorando os defeitos e vícios do passado. Coisas como corrupção, lavagem de dinheiro, mal-uso do dinheiro público, traições e etc. são ignorados pelos fãs desse ou daquele candidato, independente do seu nível social ou intelectual. Por outro lado, nossa mente busca reforçar só os defeitos do inimigo. Não é louco isso?

Empatia

Sem falar do uso da empatia, fundamental para ganhar a confiança dos eleitores. Comer pastel na feira, beijar criancinhas, tomar cafezinho no bar, visitar bairros pobres e se mostrar como uma pessoa que nasceu e cresceu na pobreza são artimanhas para se mostrar “gente como a gente” que entende nossos problemas e sabe como solucioná-los.

Redes sociais

E por fim o uso desenfreado das redes sociais, que se tornou um meio de comunicação e convencimento sem precedentes, devido ao momento atual de dependência que as pessoas se encontram com esse meio de comunicação. A força descomunal mostrada por essa ferramenta surpreendeu a todos e foi fundamental na vitória do presidente eleito. Mostrou também uma grande mudança de paradigmas, principalmente sobre o “poder de influência” da televisão nas nossas vidas. Esse tema é tão importante que será objeto do meu próximo artigo: O grau doentio de intoxicação e dependência das redes sociais.

Poderíamos falar de outros pontos utilizados nas campanhas políticas, mas selecionei aqueles que achei mais importantes para serem citados.

Um abraço e até o próximo artigo. Deixe seu comentário e indique outros assuntos que gostaria que fossem abordados.


Gostou? Leia mais artigos de Helio Contador aqui! 

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Loja Fernanda Rosa, no Shopping Flamingo, está com promoção em todos os calçados

Com peças de várias marcas, loja também oferece looks completos para o...
Read More

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *