Moradoras de Alphaville se reúnem em grupos e movimentam a região em diferentes segmentos

Seja nos negócios, na arte, na causa social ou em outras frentes. O bairro está cheio de mulheres empoderadas que sabem o que querem e como chegar lá. Conheça alguns grupos que atuam por aqui

Alphamães

Da esquerda para a direita: Celeste Molina, Mônica Salvador, Paula Bacchin (em pé); Sônia Hirata, Ana Carramaschi, Helen Michelet e Roberta Trida (sentadas)

Criar uma rede de apoio materno. Foi com esse objetivo que a moradora de Alphaville Ana Carramaschi criou em 2014 o Alphamães, que em 2016 ganhou o reforço da também moradora do bairro Helen Michelet. “Compartilhamos nossa rotina para mostrar para outras mães que elas não estão sozinhas”, explica Ana. Elas contam com a ajuda de sete moderadoras para organizar tudo. No grupo fechado do Facebook, que tem mais de 5 mil integrantes, as mães usam o espaço para troca de dicas e experiências. Já no YouTube e Instagram – este último com mais de 140 mil seguidores –, Ana e Helen criam diferentes conteúdos, como o “Alphamães nas escolas”, para as famílias conhecerem as instituições da região, e até paródias que trazem brincadeiras com a maternidade. “Realizamos ainda happy hours a cada quatro meses. A ideia é fazer um resgate daquela mulher antes de ser mãe”, completa Helen.

Madames.com

Da esquerda para a direita: Lilian Melo, Karen Siriani, Mônica Poplawski e Mara Yuhara

Elas são empresárias, advogadas, chefes de cozinha, arquitetas e se reúnem, pelo menos uma vez ao mês, com o objetivo de movimentar seus negócios. “Somos dez integrantes. Organizamos chás na casa das participantes e é lá que divulgamos nosso trabalho e fazemos negócios”, explica Karen Siriani, idealizadora do grupo, que existe desde o ano passado. Todas acabaram se tornando amigas e, sempre que podem, se reúnem para papear. “Marcamos encontros até em parquinhos, para que nossos filhos possam brincar juntos, e aproveitamos para conversar. Animação é o que não falta.”

SOS Pet Alpha

Da esquerda para a direita: Vany Muniz Chuva, Karina Cintra dos Santos Ladário, Katia Machado Silva, Silvia Saito, Maria Teresa Carlessi Carboni, Maria Fernanda Padovan Fernandes, Gabriella Travassos, Tatiana Montemór Ramos e a pequena ajudante Gabi (de pé); Maria Carolina Almeida de Oliveira, Gabriela Maffei, Ana Luisa Carlessi Carboni, Cristina Savian e Luciana Marcondes de Oliveira

Em 2017, seis moradoras da região decidiriam unir forças e criar a SOS Pet Alpha, para resgatar cães e gatos que sofreram maus-tratos ou estão em situação de abandono na região. O projeto cresceu, e hoje doze mulheres fazem parte do grupo, que funciona como uma associação. “Temos diferentes cargos, além de responsáveis por áreas como marketing e financeiro. Todas são voluntárias, e realizamos diferentes ações no bairro, como feiras de adoção, bazares, tudo em prol dos animais”, explica Ana Luisa Carboni, presidente da SOS. Além de dar todo o tratamento necessário aos animais resgatados, no ano passado elas realizaram palestras nas escolas da região sobre posse responsável. “Queremos fazer muito disso neste ano. Acreditamos que trabalhando a conscientização podemos reduzir o número de animais nas ruas.”

Grupo do Atelier Livre

Graciela Piñero, Francisca Junqueira, Andreza Marra e Luciana Magalhães; Na frente: Rose Rossetti e Tatiana Agustoni

Toda semana, cerca de 20 mulheres se reúnem no Atelier Livre, em Alphaville, para fazer o que mais gostam: aperfeiçoar seus conhecimentos em arte e trazer mais cultura para o bairro. Sob o comando da escultora e arte-educadora Francisca Junqueira, que atua há 35 anos como professora de artes plásticas, elas fazem aulas teóricas e práticas, organizam eventos e exposições na região – a última foi em novembro de 2018 no Alphaville Tênis Clube –, além de visitas e viagens a galerias e museus nacionais e internacionais. “O convívio entre o grupo é muito gratificante, pois as diferentes idades e olhares para o mundo e para arte são enriquecedores”, diz Francisca. Para este ano, o time já tem projetos em andamento. “Vamos inaugurar uma nova exposição ainda no primeiro semestre aqui em Alphaville, com várias artistas”, finaliza.

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Beatriz Bononi

Vida saudável está em alta em Alphaville: confira as novidades e o que já tem por aqui

Nos últimos anos, ter uma vida saudável está na lista de metas...
Read More

COMENTÁRIOS

  • Moro em Carapicuiba, busco Empreendedor que queira aumentar suas Rendas e ajudar pessoas a também ganhar 10 vezes mais, Trabalho com Marketing de Rede, posso afirmar que nosso Parceiro é a Maior e Melhor Empresa do Mundo, caso queira conhecer é sé ma chamar no zap 11-99207-0965

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *