Parou tudo

Quando você, morador ou trabalhador de Alphaville, está parado na Alameda Rio Negro às 18h em meio àquele mar de carros que não andam nem para a frente nem para trás, a sensação é de que o trânsito do bairro não tem solução. Será que tem?
|
Julia

QUANDO VOCÊ, morador ou trabalhador de Alphaville, está parado na Alameda Rio Negro às 18h em meio àquele mar de carros que não andam nem para a frente nem para trás, a sensação é de que o trânsito do bairro não tem solução. Será que tem?

O trânsito congestionado é a maior dor de quem vive e trabalha em Alphaville, sem sombras de dúvidas. Somado ao desenvolvimento de novos empreendimentos imobiliários, à expansão de empresas e às poucas vias de entrada e saída que temos, chega a dar um desespero. Segundo a Prefeitura de Barueri, às 8h e às 18h30, as vias monitoradas na cidade registram uma média de trânsito de 7,77 km e 12,01 km, respectivamente. Além disso, a Av. Alphaville e as Alamedas Mamoré, Rio Negro, Araguaia e Tocantins são as que anotam maior congestionamento em Alphaville atualmente. Na área de Alphaville que pertence a Santana de Parnaíba, um dos pontos críticos é a Av. Yojiro Takaoka, próximo à Unip. Para entender quais são os projetos e como vem sendo feito o trabalho das prefeituras para melhorar a fluidez, a VERO conversou com o prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho, que recebeu a Redação exclusivamente, e com o secretário de mobilidade urbana de Barueri, Valter de Oliveira. Conheça quais são as medidas que estão sendo feitas e o que virá pela frente.

Prefeito Marcos Tonho, Santana de Parnaíba

Vero: O trânsito é uma grande preocupação e um desafio significativo para os moradores de Alphaville. Como a prefeitura tem trabalhado para enfrentar essa situação?

Prefeito Marcos Tonho: Esse tema do trânsito nos preocupa muito, porque somos a cidade da região metropolitana que teve o maior aumento populacional no censo do IBGE: saímos de 136 mil para 154 mil habitantes. Estamos cientes dos problemas de tráfego que afetam Alphaville e monitoramos diariamente a situação por meio do nosso sistema de inteligência. Uma importante medida foi a restrição à verticalização desde 2013. A Lei no 3.242/2013, que limitou a verticalização das edificações no bairro a no máximo quatro pavimentos, reduzindo a construção desenfreada de prédios, foi fundamental para evitar que a situação do trânsito se tornasse insustentável em Alphaville, dadas as densidades populacionais crescentes.

E na malha viária, quais são os projetos?

Em 2020, a entrega do túnel na Marcos Penteado foi um marco significativo para melhorar a situação da área próxima à Unip, que costumava ser um ponto crítico de congestionamento. Mas estamos cientes de que ainda há desafios, especialmente quando muitas pessoas vindas de São Paulo, incluindo os alunos da Unip, retornam à noite, o que pode causar congestionamentos na área. Por isso, estamos trabalhando em estudos técnicos em conjunto com nossa equipe de engenheiros, para analisar a viabilidade de criar uma terceira via na Yojiro Takaoka, tanto no sentido bairro quanto no sentido oposto, a fim de aliviar essa pressão no tráfego.

Marcos Tonho, Prefeito de Santana de Parnaíba

Quais obras estão em andamento?

Temos a duplicação da Estrada Bela Vista, que é a via que entra e sai da ponte de acesso a Santana de Parnaíba. A obra está sendo feita por etapas, e nesse primeiro momento vai até ali um pouco depois da Hípica Manège. Mas já existe um estudo para que possamos avançar daquele ponto para chegar até o Centro de Apoio 2. Já temos esse estudo e estamos evoluindo. Ali já é um gargalo grande.

Quando o senhor fala sobre estar em estudo até que seja efetivamente colocado em prática, isso é quanto tempo?
Estudo de seis a oito meses, porque existe uma demanda muito grande. Estamos hoje com uma via que vai tirar um gargalo muito grande de Alphaville. Será a ligação do São Pedro com a Colinas da Anhanguera e com a Fazenda Itahyê. O fluxo que sai da Fazendinha ou da Cidade de São Pedro e pega essa ferradura passando por dentro de Alphaville para chegar ao polo industrial do Tamboré poderá seguir por uma reta só pela Cid Vieira, tirando o fluxo da Yojiro Takaoka. Essa obra vai trazer impacto positivo para o trânsito de Alphaville. Temos também alguns projetos em alguns pontos da Cid Vieira, duplicações para dar mais fluidez, e creio que a gente entregue até o ano que vem.

O senhor ia falar sobre os carros que ficam parados quando tem um acidente e param a via. Qual a solução?
A solução é guinchar e tirar da via o mais rápido possível. A dificuldade nossa é que às vezes, até para chegar à localidade,comootrânsitoficalogoparado,oguincho tem dificuldade de chegar. Acho que não tem jeito a não ser fazer uma terceira via em frente à Unip, descendo na Yojiro Takaoka. Estamos estudando essa possibilidade, porque onde era a TV Alphaville dá para tentar ampliar. Aquela passagem, principalmente, creio que hoje seja a que mais nos preocupa.

Secretário de Mobilidade Urbana de Barueri, Valter de Oliveira

Qual o cenário atual do trânsito no bairro?

Atualmente o trânsito na região de Alphaville e Tamboré passa por transformações importantes, haja vista as duplicações que acontecem na rodovia Castello Branco, obras da concessionária CCR ViaOeste. Além disso, a Avenida Alphaville passa por uma remodelação viária, a fim de promover mais fluidez e mobilidade. A inauguração da Avenida Mario Sadanori Doi trouxe mais uma opção de acesso e saída ao bairro pela Alameda Tocantins, oferecendo mais comodidade aos usuários, bem como a construçãodonovoacessoàruadaPrata(sentido bairro Boa Vista), saindo da ponte Antônio Macedo Arantes.

Quais são as principais vias afetadas pelo congestionamento?
São as alamedas Rio Negro, Araguaia, Juruá, Tocantins e Mamoré, e Avenida Alphaville, nos horários das 7h às 9h30 e das 17h às 19h30.

Valter de Oliveira, Secretário de Mobilidade Urbana de Barueri

Quais os projetos e ações já implementados?

A implantação do corredor preferencial de ônibus na Alameda Araguaia e a restrição do tráfego de cami- nhões nos horários de pico. Para melhorar a fluidez e segurança viária, está em andamento a remodelação viária da Avenida Alphaville próximo ao 18 do Forte. Outra importante entrega foi a ligação da Avenida Mario Sadanori Doi (conhecida como avenida Café do Ponto) com Alphaville, por meio da alça da ponte Antonio Macedo Arantes/Alameda Tocantins. A obra é uma nova entrada e saída para a rodovia Castello Branco. A via de mão dupla foi ampliada e conta com catorze metros de largura. Para ligação, construímos ainda duas alças centrais na ponte Antônio Macedo Arantes. É importante mencionar também os investimentos em sinalização que vêm sendo realizados constantemente. Um deles é a implantação de conjunto semafórico na Avenida Alphaville, em frente ao condomínio AlphaPlus, além da implantação do sistema inteligente nos controladores semafóricos.

Quais são os projetos de médio e longo prazo?

Estamos realizando estudos para ampliação dos corre- dores de ônibus e avaliando a viabilidade de novas vias ou rotas alternativas.

Lei de zoneamento de Barueri

Em 2013 foi incluso na Lei de Zonea- mento Municipal o conceito de PGT (Polo Gerador de Tráfego), com a obrigatorieda- de da apresentação do Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) para aprovação de empreendimentos de grande porte e, consequentemente, a proposta de execução de obras mitigadoras para minimizar os problemas gerados por eles.

As obras na Castello Branco…

Anunciada em 2022 pela CCR ViaOeste, já está em andamento uma das obras mais importantes dos últimos anos. A extensão das vias marginais entre o km 23 e o 27, a construção de duas novas pontes paralelas às existentes (ponte Guilherme de Almeida) no km 25 e a remodelação do trevo de acesso a Barueri. A obra tem previsão de entrega em março de 2025 e está com 6% de evolução.

Veja abaixo as principais intervenções previstas para setembro:

• Remoçãodapassareladokm25 (prevista para dia 16/09);

• Ativação do desvio km 22 – marginal para expressa (prevista para 23/09);

• Ativação da alteração da alça do 23A (prevista para 30/09).

PRINCIPAIS PROJETOS PARA DESAFOGAR O TRÂNSITO

Barueri

Ações realizadas e projetos futuros:

  • Corredor preferencial de ônibus na Alameda Araguaia.
  • Restrição de caminhões nos horários de pico.
  • Remodelação viária da Avenida Alphaville e construção da alça
  • de acesso à Estrada da Aldeinha.
  • Ampliação dos corredores
  • de ônibus.
  • Implantação de conjunto semafórico na Avenida Alphaville.
  • Revitalização dos semáforos e implantação de sistema inteligente nos controladores semafóricos.
  • Avaliação da viabilidade de novas vias ou rotas alternativas.

Santana de Parnaíba

Ações realizadas e projetos futuros:

• Restringiu a verticalização em Alphaville para evitar adensamento.

• Planeja uma terceira via para melhorar o trânsito na Yojiro Takaoka, próximo à Unip.

• Obras em andamento na Estrada Bela Vista.

A Prefeitura de Barueri irá construir uma ciclovia ciclofaixa que interliga- rá Alphaville a Aldeia de Barueri. Ainda não há muitas informações sobre este projeto, no entanto foram feitas duas publicações no Diário Oficial referentes a via para ciclistas. De acordo com os documentos será instalada em um trecho da Via Parque (Av. Dr. Dib Sauaia Neto), em Alphaville, passando pela ponte Akira Hashimoto e terminando na estação de trem da CPTM Antônio João.

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}