Vacinação em Alphaville: região aguarda chegada da vacina contra Covid-19 nos próximos dias

Saiba tudo sobre a vacinação em Barueri e Santana de Parnaíba

Neste domingo (dia 17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade o uso em caráter emergencial de duas vacinas contra a Covid-19: a Coronavac, do Instituto Butantan, e a vacina da Universidade de Oxford. As doses serão distribuídas pelo Ministério da Saúde a todo o país.

Durante coletiva de imprensa transmitida ao vivo pelo Governo do Estado de São Paulo foi informado que, neste primeiro momento, serão distribuídas um total de 5.994.576 doses para todo o Brasil, sendo 1.357.640 doses para os municípios paulistas.

O plano logístico para distribuição das doses destinadas a São Paulo já começa a entrar em operação nesta segunda-feira (dia 18). Ele prevê não apenas a distribuição das doses da vacina, mas também seringas e agulhas. Serão priorizados, neste momento, profissionais de seis hospitais de referência do Estado: HCs da capital e de Ribeirão Preto (USP), HC de Campinas (Unicamp), HC de Botucatu (Unesp), HC de Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme) – hospitais-escola regionais com maior fluxo de pacientes em suas áreas de atuação.

Para os municípios

As prefeituras receberão as grades com vacinas e insumos em seguida, em data ainda a ser confirmada. A recomendação é que os profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia sejam priorizados. Esta primeira etapa da campanha será destinada a trabalhadores da saúde, povos indígenas e quilombolas e, finalmente, idosos com mais de 60 anos. Os idosos serão separados em grupos por faixa etária:

1º grupo: Idosos com 75 anos ou mais;
2º grupo: Idosos com 70 a 74 anos;
3º grupo: Idosos com 65 a 69 anos;
4º grupo: Idosos com 60 a 64 anos.

Em Barueri

Inicialmente serão seis polos de vacinação distribuídos pela cidade de Barueri: Jardim Reginalice, Jardim Belval, Jardim Silveira, Jardim Tupanci, Parque dos Camargos e Parque Imperial. Já está definida toda a logística do processo, o que envolverá esforços de todas as Secretarias municipais. De acordo com o secretário de Saúde, outros polos já estão engatilhados, caso seja necessário ampliar as salas de vacina.

O agendamento terá início assim que forem divulgadas as datas de chegada das vacinas em cada cidade. Até lá, uma boa forma de adiantar as coisas, em Barueri, é baixar o APP Saúde-Barueri, disponível para download gratuitamente para celulares Android e iOS e já ir fazendo seu cadastro no aplicativo. É nele que serão disponibilizados os agendamentos de vacinação. Mas lembre-se que o agendamento será aberto de acordo com as fases da campanha. 

Mantenha seu Cadastro Cidadão atualizado para conseguir concluir o acesso ao aplicativo. Caso precise atualizá-lo, busque o Ganha Tempo Municipal (atendimento está ocorrendo apenas mediante agendamento prévio AQUI).

O APP Saúde – Barueri é a forma mais segura e cômoda para o cidadão, já que pode ser feita à distância, no conforto do lar, respeitando o distanciamento social. Assim que for estipulada a data de chegada das vacinas serão divulgados outros canais de agendamento para o público prioritário da primeira fase da campanha.

Em Santana de Parnaíba 

De acordo com a prefeitura, a cidade já dispõe de todos recursos como seringas, agulhas, 14 postos de vacinação e profissionais capacitados para iniciar imediatamente a imunização da população, aguardando apenas o envio das vacinas pelo Governo Federal ou Estadual.

O cronograma para vacinação deve ser divulgado em breve, no entanto, para evitar aglomerações, será necessário realizar o pré-agendamento, que poderá ser feito a partir do dia 25/1 pelo site da prefeitura do município (www.santanadeparnaiba. sp.gov.br), na aba cidadão.

Quem não é homologado poderá fazer o pré-agendamento após a realização do cadastro. Os munícipes homologados, além de realizar o pré-agendamento pelo site, contam com outras duas opções: ligar de um telefone fixo para o número 0800 777 7755 ou, em último caso, no totem de agendamento disponível nas 13 unidades de saúde. Cabe destacar que o número de telefone informado na homologação ou no cadastro devem estar atualizados, pois será importante para a efetivação do agendamento.

Para os profissionais da área da saúde do setor privado haverá um posto volante localizado na Arena de Eventos, que funcionará exclusivamente para aplicar as doses para este público, que além do pré-agendamento, precisarão estar munidos de um dos documentos que comprovem o vínculo empregatício (carteira de trabalho, registro do conselho de classe, crachá ou holerite).

Os profissionais da rede municipal de saúde serão vacinados em suas respectivas unidades de trabalho. É importante ressaltar que não haverá opção de escolha por parte do município do imunobiológico (vacina) que será utilizado na cidade, e que o mesmo aplicado na primeira dose será na segunda.

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Favoritos 2019: inscrições prorrogadas para prêmio que revela os queridinhos de Alphaville e Região

As inscrições para o Favoritos 2019 acontecem até o dia 10 de...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *