Renata Nunes: “As regras secretas de convivência no WhatsApp”

Assim como qualquer outro meio de convivência em grupo, é preciso respeitar algumas regras de etiqueta para viver bem no WhatsApp

Para muitas pessoas, o WhatsApp pode ser uma ferramenta de trabalho, através da qual se fala com clientes, ou com grupos de colegas de trabalho, para facilitar o dia a dia. Portanto, levando isso em conta, é interessante que você não tenha uma foto inapropriada, como por exemplo em roupas de banho ou fotos feitas no carnaval passado. Por mais que o WhatsApp seja seu pessoal, é preciso lembrar que muitas vezes ele é utilizado para facilitar o contato no dia a dia profissional.

Leia também: “Os cargos e trabalhos que vão sumir com o avanço da tecnologia”. 

1. Evite enviar mensagens de Bom-dianos grupos

Uma regra importante, que diz respeito a grupos de trabalho, é entender que não se pode confundir a conduta em grupos de amigos ou família, com condutas em grupos de trabalho.

Não encaminhe memes ou piadas em grupos utilizados para resolver assuntos profissionais, nem seja a pessoa que acorda mandando mensagens de “bom dia” todas as manhãs.

A regra de conduta nesse caso é lembrar que você deve se comportar nesses grupos da mesma forma que você se comportaria em uma reunião com o seu cliente mais importante.

2. Não faça parte das famosas correntes

Encaminhar vídeos e “correntes” incomoda a maioria das pessoas. Quando em um grupo, mais da maioria ignora esses seus encaminhamentos, tente restringir esse tipo de prática em conversas particulares com quem costuma comentar e gostar desse tipo de conteúdo.

Outra dica importante com relação a postagens prontas que encaminhamos e que, hoje, sabemos muito bem da capacidade de deturpação delas, é conferir o que estamos encaminhando, antes de fazê-lo. Em tempos de fake news, confirmar se o que estamos encaminhando é mesmo real, é o mínimo que podemos fazer.

3. Enviar áudios com mais de 1 minuto pode ser um erro

Agora, é hora de falar sobre os áudios.

Apesar de enviar áudios no WhatsApp ser um grande facilitador em tempos de correria, é importante saber que o WhatsApp é um aplicativo para resolver rápido a comunicação entre duas ou mais pessoas. Entretanto, quantas vezes você já recebeu áudios que duram o comercial todo da novela?

Áudios enviados no WhatsApp não podem substituir ligações. Se você precisa falar mais de uma coisa com uma pessoa, ligue para ela. Aproveite, e não deixe de ler se é verdade que o Google escuta nossas conversas e as transformam em anúncios. 

Enviar áudios maiores do que um minuto descaracterizam totalmente o propósito do aplicativo, que é facilitar a comunicação do dia a dia. E a maioria das pessoas não têm paciência para escutá-los até o final.

Outra coisa importante, é lembrar da célebre frase que diz que a internet é escrita a caneta e não a lápis.

Não crie brigas por áudio, não envie ou repasse vídeos ou fotos comprometedoras, pois a partir do momento em que eles são enviados, ficam salvos nos celulares das outras pessoas… para sempre!


Gostou? Leia mais artigos de Renata Nunes aqui. 

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Renata Nunes

Renata Nunes: “As regras secretas de convivência no WhatsApp”

Assim como qualquer outro meio de convivência em grupo, é preciso respeitar...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *