logo-vero
0%
Loading ...

Ricardo Amorim: "Inveja da Bolívia?"

Países com problemas de corrupção e violência tão graves ou piores que os do Brasil tiveram desempenho econômico bem melhor que o nosso
|
vero

Em 1980 cada brasileiro ganhava, em média, 56% mais do que um peruano. Hoje a diferença é só de 14%. Nesse período, todos os ex-presidentes peruanos foram presos, ficaram foragidos ou se suicidaram para evitar a prisão por crimes de corrupção. Em 1980 o brasileiro ganhava, em média, 79% mais que o colombiano. Hoje a diferença é só de 7%. Nesse período, a Colômbia foi abalada por uma dura guerra contra o tráfico de drogas e o terrorismo. Esses dois exemplos deixam claros dois pontos muito importantes. O Brasil não viveu apenas uma década perdida. Há quatro décadas, a economia brasileira patina, com desempenho pior até mesmo que o de nossos vizinhos latino-americanos. Ou seja, há duas gerações, somos um país submergente.

Além disso, ao contrário do que acham muitos, corrupção e violência não são os únicos problemas fundamentais brasileiros que, se resolvidos, garantirão o sucesso do país. Enfrentá-los, obviamente, é fundamental, mas, sem encarar também outros problemas ao menos tão graves quanto, o futuro dos brasileiros não vai mudar significativamente. Países com problemas de corrupção e violência tão graves ou piores que os do Brasil tiveram desempenho econômico bem melhor que o nosso. Fica claro que há outras áreas também muito importantes e que eles têm se saído muito melhor do que nós.

Sem reverter a incompetência na gestão da economia – que frequentemente privilegia regulamentações que o povo acha que o ajuda, mas na realidade o empobrece ao longo do tempo, como a recente suspensão do reajuste dos combustíveis – e combater privilégios dos que se apropriaram do Estado em benefício próprio, o Brasil continuará condenado ao subdesenvolvimento, e os brasileiros, a suas consequências. Sem reduzirmos substancialmente o tamanho do Estado e seu peso sobre o setor privado e melhorarmos nossa educação básica, em breve nós, brasileiros, ficaremos para trás de praticamente todos os nossos primos latino-americanos em termos de renda per capita.

Chilenos, uruguaios, mexicanos e argentinos já ganham mais do que nós. Colombianos e peruanos devem nos ultrapassar nos próximos anos, paraguaios e equatorianos na próxima década, e até bolivianos na década seguinte, mantidas as tendências das últimas décadas. Inveja da Bolívia? É esse o futuro que queremos para nossos filhos e netos?

VR_303_CAPA
NOTAS STORIES
Centro Comercial Alphaville cele...
Cópia de LISTA CARNES (1)
Lugares para comer comida france...
Capa
Braz Trattoria lança novidades p...
TEMPLATE NOTAS  (25)
Quem abandonar animais poderá pe...
TEMPLATE NOTAS  (26)
Novo restaurante chega a Alphavi...
TEMPLATE NOTAS  (27)
Barueri ganha 2ª Vara do Juizado...
Cópia de LISTA HOTÉIS  (1)
Lista de Dojos em Alphaville
Equipe__2_
Amplie e melhore sua presença di...
Danilo Gentili, Rodrigo Sant'anna e Igor Guimarães se apresentam em Barueri
Programação cheia de humor por a...
LISTA CARNES
Lugares para comer uma boa carne...