logo-vero
0%
Carregando...

Wilson Medeiros: "Investidores – um poderoso recurso estratégico"

A maioria das empresas entende a importância de cultivar relacionamentos com investidores. No entanto, poucas desenvolvem um sistema para melhorar a tomada de decisões
|
vero

Investidores são valiosos. Em geral, são inteligentes, profundos conhecedores do setor e capazes de fornecer feedback imponderável sobre a agenda corporativa. A maioria das empresas entende a importância de cultivar relacionamentos com investidores. No entanto, poucas desenvolvem um sistema de contribuições, como parte de um diálogo destinado a melhorar a tomada de decisões, a estratégia e o desempenho.

Um exemplo que ilustra a importância desse processo é o da gigante Nikon, que em 2016 viu suas ações caírem a preço de liquidação. A empresa centenária observou seu negócio central perder terreno na era digital, com a ascensão dos smartphones. Nesse momento, um novo CFO se juntou à empresa, o veterano da indústria financeira Masashi Oka.

Oka propôs que a empresa buscasse a opinião de seus investidores, com o argumento de que o feedback deles daria pistas valiosas sobre o que havia de errado. Em reuniões e entrevistas pessoais, os maiores investidores atuais e antigos da Nikon deram suas razões para comprar, manter ou vender ações da empresa. As respostas caíram como um banho de água fria: “A administração está delirando sobre suas perspectivas de longo prazo. Fico chocado com a  lentidão da Nikon em compreender as tendências da indústria.”, vaticinou um dos maiores.

Foi o ponto de partida para uma transformação radical na empresa.  Em uma era de crescente ativismo de investidores, a Nikon segmentou os seus para aprofundar as entrevistas sobre questões críticas. O feedback dos investidores convenceu a empresa da necessidade de um plano de reestruturação ousado que melhorasse sua capacidade de gerar lucros e reconectar seu DNA de gerenciamento. Isso envolvia investir na litografia de semicondutores da Nikon,  mercado no qual a empresa havia sido incapaz de se equilibrar durante anos, por exemplo, diante da contração do mercado de produtos de imagem.

A gestão de relacionamento com investidores ajudou a moldar uma transformação altamente bem-sucedida que proporcionou um aumento de 35% no preço das ações da empresa no primeiro ano. O que a empresa considerava uma função rotineira agora era reconhecido como uma mina de ouro em seu meio. Leia também: Cliente principal – o chassi da estratégia”. 

Diante desse case de sucesso, Wilhelm Schmundt, sócio da área de Corporate Finance da Bain & Company, descreve quatro passos para aproveitar o potencial dos investidores:

• Entenda as causas da lacuna entre a avaliação atual e o valor intrínseco

Existe uma falta de criação de valor intrínseco ou diferenças nas composições percebidas da indústria? Você está se concentrando nos investidores errados ou usando as métricas e mensagens erradas do investidor?

• Construa o mix certo

Conduza uma análise com base no comportamento de seus investidores (e investidores do setor) para entender quem move o preço das ações e por que eles compram. Faça comparações e crie uma lista de investidores-alvo que possam comprá-las.

• Crie um diálogo bidirecional

Capture e agregue feedback de seus investidores para redefinir sua história e estratégia de equity. Faça isso regularmente, comparando sua contribuição com as mensagens internas da empresa.

• Institucionalize métricas e acompanhamento de um ciclo de feedback

Meça a conversão em compras de ações para entender o sucesso, bem como os principais indicadores em reuniões de compra com analistas e gerenciamento de portfólio.

Minha mensagem, portanto, é pautar estrategicamente o tema para que o relacionamento a ser estabelecido com os investidores possa ser um divisor de águas para a  “janela do conhecimento” e, adicionalmente, a oportunidade de potencializar uma nova rede de contatos. 


Gostou? Leia mais artigos de Wilson Medeiros aqui. 

VR_303_CAPA
detalhe fachada NID
Plano&Plano lança NID Alphav...
EST_C2__1_
Arquitetura que transforma espaç...
_LISTA ASSESSORIAS (3)
Lista de assessorias esportivas ...
Design sem nome (41)
Alphaville na Seleção Brasileira...
csm_Mackenzie_experience_alphaville_ba5a8ddd4c
Mackenzie Business Week reúne li...
NOTAS STORIES
Centro Comercial Alphaville cele...
Cópia de LISTA CARNES (1)
Lugares para comer comida france...
Capa
Braz Trattoria lança novidades p...
TEMPLATE NOTAS  (25)
Quem abandonar animais poderá pe...
TEMPLATE NOTAS  (26)
Novo restaurante chega a Alphavi...