logo-vero
0%
Carregando...

EMDR: Terapia breve para reprocessamento de memórias

É possível fazer terapia sem ter que falar repetidamente sobre a questão angustiante
|
vero

Através da EMDR, sigla para Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares, é possível colocar no passado sensações de lembranças traumáticas. O cliente não esquecerá o que viveu, mas essas memórias não terão o mesmo peso, nem trarão o mesmo sofrimento. Para muitos clientes, a terapia pode ser concluída em menos sessões do que em outras psicoterapias tradicionais.

É uma abordagem psicológica breve e, normalmente, há uma queixa focal a ser trabalhada, mas nada impede que depois de reprocessá-la, o cliente queira continuar a reprocessar outras memórias.

Na terapia EMDR não é necessário levar o assunto à exaustão. Durante a sessão é pedido ao cliente para se lembrar do alvo e na sequência é feito o estímulo bilateral do cérebro. Com isso, o cérebro recebe a ajuda necessária para reprocessar o fato e arquivá-lo de uma forma funcional.

A EMDR foi criada nos Estados Unidos, em 1987, pela Dra. Francine Shapiro. Existem mais de 200 pesquisas científicas que a embasam, e seus resultados foram demonstrados através de tomografias cerebrais como PET scans, SPECT scans e fMRI.

É abordagem efetiva para tratamento de Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT), Compulsões (Sexuais, alimentares, por compras, etc), Ansiedade, Depressão, Abusos Físicos e Psicológicos.

Desde 2013, é uma abordagem recomendada pela Organização Mundial da Saúde e, inclusive, veteranos da guerra do Vietnã foram tratados para TEPT através da EMDR.

Diferente dos adultos, as crianças e adolescentes podem apresentar dificuldades de verbalizar que estão sofrendo. Muitos iniciam a terapia após a perda de um familiar, dificuldade de se relacionar com colegas, bullying, separação dos pais, desempenho escolar ou pré-vestibular.

A saúde mental também pode ser tratada preventivamente e por isso, muitos buscam a psicoterapia para autoconhecimento. Essa prevenção se estende às crianças e adolescentes, que precisam de um lugar seguro para falar sobre amizades, sexualidade, família e autoestima.

A psicoterapia com EMDR pode trabalhar crenças que limitam o desenvolvimento ou autonomia, aumentar a motivação e a tolerância à frustração. São inúmeros benefícios, para todas as idades.


Shaiana Lick (CRP 06/138397) é psicóloga, pós-graduada em gestão de pessoas pela FIA e terapeuta EMDR pela Tapia Counseling (Consultor aprovado pela EMDRIA, USA). É membro da Associação Brasileira de EMDR, do Programa Ajuda Humanitária Psicológica – Brasil e do Projeto Social “Voa Borboleta” | Av. Sagitário, 138, sl 2213, Torre City, (11) 93310-4321, @shaianalick.emdr | shaianalick.com.br

VR_303_CAPA
NOTAS STORIES
Centro Comercial Alphaville cele...
Cópia de LISTA CARNES (1)
Lugares para comer comida france...
Capa
Braz Trattoria lança novidades p...
TEMPLATE NOTAS  (25)
Quem abandonar animais poderá pe...
TEMPLATE NOTAS  (26)
Novo restaurante chega a Alphavi...
TEMPLATE NOTAS  (27)
Barueri ganha 2ª Vara do Juizado...
Cópia de LISTA HOTÉIS  (1)
Lista de Dojos em Alphaville
Equipe__2_
Amplie e melhore sua presença di...
Danilo Gentili, Rodrigo Sant'anna e Igor Guimarães se apresentam em Barueri
Programação cheia de humor por a...
LISTA CARNES
Lugares para comer uma boa carne...